Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 53 - Agosto de 2014

 

 

 

 

Nos dias 23 e 24 de agosto ocorreu a primeira edição do Curso Prático de Cardiologia na Medicina de Urgência e Emergência (CARDIGEM), realizado no Hotel Travel Inn Live & Lodge, em São Paulo (SP). Voltado para médicos, enfermeiros, residentes e acadêmicos interessados na atualização profissional na área de serviços de urgência e emergência, o curso atraiu 22 profissionais, preenchendo todas as vagas disponibilizadas.

 

“O CARDIGEM superou as expectativas e obtivemos um resultado muito satisfatório, pois conseguimos contemplar de forma ampla as necessidades dos clínicos e emergencistas vindos de diversas regiões do País”, analisa Dr. Roberto de Moraes Junior, secretário nacional da Abramurgem.

 

Nesta primeira edição, o foco do curso foi fornecer conteúdo teórico-prático na abordagem das principais situações cardiovasculares, tais como síndromes coronarianas agudas, crises hipertensivas, arritmias, insuficiência cardíaca e parada cardiorrespiratória. Segundo Dr. Roberto, as simulações práticas e as mesas de discussões sobre casos clínicos foram os pontos altos do curso, rendendo elogios e pedidos dos alunos para a ampliação das abordagens na segunda edição do CARDIGEM a partir da inclusão de dois novos temas: embolia e trombolismo.

 

Desta forma, a próxima edição, prevista para acontecer em breve, deverá contar com duas horas extras de atividades, totalizando 15 horas de curso. Toda programação do CARDIGEM foi certificada pela Abramurgem e também pontuada pela Comissão Nacional de Acreditação da Associação Médica Brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acontece, nos dias 18 e 19 de setembro, em São Paulo, a 11ª edição do Fórum Internacional de Sepse, promovido pelo Instituto Latino-Americano de Sepse. Com apoio da Abramurgem, o evento irá receber especialistas da França, Chile e Portugal para debater abordagens, diretrizes e pesquisas envolvendo o tema. De acordo com Flávia Ribeiro Machado, médica intensivista da EPM/Unifesp e vice-presidente do ILAS (Instituto Latino-Americano da Sepse), a Sepse Grave leva a óbito 48,01% dos pacientes incluindo todos os hospitais envolvidos, enquanto que a média mundial gira em torno de 30,8%.

 

Os principais temas abordados durante o evento serão: disfunção cardiovascular, pneumonia associada a ventilação mecânica, controle térmico, tratando disfunção orgânica,  resistência bacteriana no contexto da sepse, o que significa a hiperlactatemia?, albumina: arma útil e custo efetivo, novos alvos terapêuticos, sobrevivendo a sepse, monitorando a sepse, infecção respiratória: a maior vilã, uso de terapias anti-inflamatórias, novos aspectos na fisiopatologia da sepse e gerenciando a atenção ao paciente séptico.

 

Mais informações pelo site www.forumsepse.com.br/2014.

 

 

 

 

 

Agosto foi o mês de lançamento do livro“Ventilação Mecânica na  Urgência e Emergência - Uma Abordagem para o Clínico” (Editora Atheneu, 234 págs.), mais um volume da série Emergências Clínicas Brasileiras. A obra tem coautoria de Fernando Sabia Tallo, médico assistente da UTI da Disciplina de Clínica Médica da Escola Paulista de Medicina e presidente da Abramurgem;Leticia Sandre Vendrame, especialista em clínica médica e terapia intensiva adulto e coordenadora da UTI da Clínica Médica da Unifesp; e Renato Delascio Lopes, pós-doutorado na Duke University, professor livre-docente da disciplina de cardiologia da EPM e diretor executivo do Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (BCRI).

 

O livro surgiu da necessidade de sanar dúvidas e dificuldades mais frequentes ao médico socorrista. E ao utilizar uma linguagem simples e direta ao tratar de temas como “acesso às vias aéreas na emergência” ou “aspectos de ventilação mecânica neonatal”, “Ventilação Mecânica na  Urgência e Emergência” torna-se um guia prático sobre os conceitos básicos para assistência respiratória segura do paciente grave. Fundamental para complementar a formação médica e garantir a boa prática nos atendimentos de emergência.

 

 

 

 

 

Volume: Atendimento às Urgências e Emergências Psiquiátricas no Pronto-Socorro 
Autores: Fernando Sabia Tallo, Renato Delascio Lopes, Antonio Carlos Lopes   
Data: De 18 a 21 de outubro
Local: Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

 

Volume: Urgências Oncológicas no Pronto-Socorro 
Autores: Fernando Sabia Tallo, Renato Delascio Lopes, Antonio Carlos Lopes 
Data: De 18 a 21 de outubro
Local: Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

 

Volume: Urgências Neurológicas 
Autores: Fernando Sabia Tallo, Renato Delascio Lopes, Antonio Carlos Lopes   
Data: 24 e 25 de outubro
Local: Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência