Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 57 - Dezembro de 2014

Florianópolis, uma das cidades mais bonitas do Brasil, sediará o 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência e o 13º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, uma promoção da Abramurgem em parceria com a SBCM e SBCM - Regional SC. A nova edição do evento mais importante do ano para clínicos e emergencistas, além de médicos residentes e estudantes de medicina, acontecerá durante os dias 8 e 11 de outubro de 2015.

 

As preparações para o evento já iniciaram e as comissões científicas e organizadoras estão se esmerando ao máximo para que este congresso seja mais um grande sucesso. “Pela primeira vez o congresso será sediado em nosso Estado, para isto estamos preparando com todo carinho e dedicação, mas com o profissionalismo necessário, um grande evento científico e social, pois almejamos que todos tenham a oportunidade de participar das atividades cientificas, que com certeza serão muitas, mas também curtir com seus familiares as nossas belezas naturais”, disse Dr. Carlos Roberto Seara Filho, presidente do Congresso, durante a primeira reunião das comissões realizada na sede da entidade no início de dezembro.

 

Programe-se, faça sua inscrição e acompanhe as próximas novidades do 13º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência pelo site http://www.clinicamedica2015.com.br

O quadro de sucateamento e abandono que atinge prontos-socorros e hospitais do país motivaram os Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CFM e CRMs) a cobrar do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde transparência nas listas de espera para realização de consultas, exames, internações e, principalmente cirurgias ou serviços especializados de maior complexidade. Em nota divulgada em 5 de dezembro, os médicos exigem das autoridades a divulgação desses dados e anunciam ainda que intensificarão as fiscalizações na rede hospitalar.

 

A manifestação foi aprovada durante reunião entre a diretoria do CFM e os 27 presidentes dos CRMs, em Brasília. Para os Conselhos, apesar dos problemas apontados recorrentemente pelos médicos, Ministério Público, Defensoria Pública da União (DPU) e imprensa, permanece “a total falta de respeito dos gestores para com pacientes e profissionais da saúde, comprometendo a assistência e a vida de milhares de cidadãos”.
                                                                                                
Recentemente, vieram à tona graves problemas que atingem o principal hospital da capital federal, o Hospital de Base de Brasília, como a falta crônica de insumos e medicamentos. Também nesta semana, repercutiu em cadeia nacional a denúncia da DPU do Rio de Janeiro, de que quase 13 mil pessoas aguardam na fila por cirurgias e outros procedimentos no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into).

No documento, os Conselhos anunciam ainda que intensificarão as fiscalizações nas unidades hospitalares, com divulgação dos resultados encontrados e envio de relatórios aos órgãos competentes, como Ministério Público e Tribunais de Contas. O objetivo é denunciar os problemas existentes e obrigar os gestores a apresentarem respostas urgentes à sociedade.

Fonte: CFM

No último dia 3 de dezembro, o Hotel Travel Inn Live & Lodge foi cenário do seminário de Diagnóstico e Tratamento das Intoxicações por Agrotóxicos. O evento reuniu profissionais que trabalham com emergência, atendimento pré-hospitalar e acadêmicos de medicina e médicos residentes interessados em se capacitarem para diagnosticar as intoxicações por agrotóxico e tratar adequadamente, aumentando assim a sobrevida do paciente.

 

Dr. Sergio Graff, atual presidente do Capítulo de Toxicologia Clínica da SBCM e autoridade máxima no tema toxicologia já vem alertando a classe médica em palestras pelo Brasi. A abertura do seminário foi feita pelo professor Antonio Carlos Lopes, presidente da SBCM que salientou a extrema importância do evento, já que as doenças por intoxicação ocupam um lugar de destaque na clínica médica e o profissional precisa estar preparado para a possibilidade de se deparar com uma dessas complicações. “As intoxicações exógenas não costumam ser frequentemente abordadas, embora possam ocorrer nos prontos-socorros e as suas formas agudas constituam problema de saúde pública. Esta é uma disciplina que precisaria ser incluída no currículo médico”, disse ele.

 

O evento seguiu com a palestra do Dr. Sergio Graff, que discorreu sobre “intoxicação por inseticidas, herbicidas e fosfeto de alumínio”. O temário do seminário foi cuidadosamente organizado, atendendo às necessidades do dia a dia em se detectar os sinais e sintomas que permitem diagnosticar o tipo de intoxicação e as medidas gerais para o tratamento de acidentes por intoxicações. “A conscientização dos profissionais de saúde nas áreas pré-hospitalar e hospitalar é fundamental para que o tratamento seja bem conduzido a fim de evitar óbitos e sequelas”, advertiu Dr Graff.

 

O seminário foi muito bem recebido pela plateia com cerca de 50 pessoas presentes. “Esta adesão nos confirma que existe interesse pelo tema e o seminário veio suprir a carência na grade curricular das escolas”. Contudo, o professor Antonio Carlos Lopes alertou para a abrangência do tema. “É importante lançarmos uma semente que estimule o estudo e a pesquisa, para que haja a construção do próprio conhecimento”, concluiu.