Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 62 - Maio de 2015

Capacitação em Urgência & Emergência (Urgem)

Realização: Abramurgem e SBCM
Modalidade: Educação à Distância
Informações: http://www.grupogen.com.br/

 

Programa de Atualização em Medicina de Urgência e Emergência (Prourgem)

Realização: Abramurgem e SBCM
Modalidade: Educação à Distância
Informações: www.secad.com.br

 

Programa de Atualização em Clínica Médica (Proclim)

Realização: SBCM
Modalidade: Educação à Distância
Informações: www.secad.com.br

 

Programa de Atualização em Terapêutica (Proterapêutica)

Realização: SBCM
Modalidade: Educação à Distância
Informações: www.secad.com.br

 

Edital do Concurso para Área de Atuação em Medicina de Urgência e Edital do Concurso para Obtenção do Título de Especialista em Clínica Médica

 

Data limite para Inscrições – 11/09/2015

Data da Prova – 11/10/2015

Inscrições e informações pelo site

www.sbcm.org.br

AMB questiona implementação do “Fator de Qualidade” como RN à Lei 13003

 

Na primeira semana de maio, durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho referente à regulamentação do Fator de Qualidade para prestadores de Serviços Hospitalares e de Serviço Auxiliar Diagnóstico e Terapia (SADT), previsto na Resolução Normativa nº 364/14 da Lei 13003, a Associação Médica Brasileira (AMB) mais uma vez questionou o uso do Fator de Qualidade (FQ) como critério para aplicação do índice de reajuste nos contratos entre operadoras e prestadores de serviços, proposto pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

 

Na prática, serão três formas de reajuste: aos que tiverem “acreditação plena”, ou seja, aqueles que dentro dos critérios adotados pela agência forem bem avaliados, o reajuste será de 100% com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); aos que não tiverem desempenho satisfatório, o valor será igual a 90% do IPCA; por fim, os que não que não tiverem mecanismos de medição ou controle, receberão 80% do mesmo índice.

 

Na visão da AMB, este tipo de proposta não leva em consideração uma série de fatores que fazem parte da relação de atendimento médico. “Em uma sociedade assimétrica como a nossa temos, por exemplo, muita desigualdade na qualidade de ensino, além de uma estrutura de trabalho que não é igual para todos os profissionais da saúde, ambas obrigações do Estado, entendemos que variáveis como estas podem fazem com que os critérios defendidos pela ANS sejam injustos”, argumenta o diretor de Defesa Profissional da AMB, Dr. Emílio Zilli.

 

Médicos contribuem para identificação de crianças

 

No dia 25 de maio, data em que é celebrado o Dia Internacional da Criança Desaparecida, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina realizaram mobilizações em vários estados para chamar atenção dos médicos e da sociedade para este problema. A pedido do CFM, o tema foi abordado também em audiência pública no Senado Federal no dia 26. A audiência foi solicitada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), por sugestão do CFM.

 

Localmente, no dia 25, grupos de conselheiros visitaram hospitais a fim de estimular colegas e outros profissionais da saúde a colaborarem na identificação dessas crianças, além de orientar pacientes a evitar o problema.