Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 64 - Julho de 2015

O Dr. Fernando Sabia Tallo, presidente da Abramurgem, representou a SBCM na última reunião da Câmara Técnica de Clínica Médica do Conselho Federal de Medicina realizada no último dia 31 de julho em Brasília (DF). Na pauta estava o debate a respeito da regulamentação da atuação profissional do clínico.


As inscrições de trabalhos científicos de tema livre para o 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência e 13º Congresso Brasileiro de Clínica Médica – 13º CBCM foram prorrogadas para dia 14 de Setembro. Este ano, os dois melhores pôsteres impressos serão premiados com 1,5 mil e 1 mil reais respectivamente. Já as duas melhores apresentações orais terão prêmio de 2 mil e 1,5 mil reais para 1º e 2º lugar. Confira as normas através do site e não deixe de participar.

Programação

O 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência e o 13º CBCM acontecem de 8 e 11 de outubro na cidade de Florianópolis, uma das mais bonitas do Brasil. Promovido pela Abramurgem e pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, espera receber cerca de 4 mil congressistas de todo o país e irá oferecer 51 conferências, 15 colóquios, 45 mesas redondas, somando 296 aulas e 20 discussões de casos clínicos.

A programação do evento contará com a presença de renomados palestrantes brasileiros e estrangeiros. Visite o site e confira a programação preliminar, assim como a agenda do “Encontro com o Professor”.

“Encontro com o Professor”

Além da programação científica regular, o evento oferece outras atividades complementares para o congressista. Entre elas, o “Encontro com o Professor”, que irá possibilitar um diálogo informal com renomados palestrantes do Brasil e do exterior a fim de trocar conhecimentos sobre temas diversos. Esses encontros serão realizados durante o café da manhã, almoço ou happy hour. Entre os especialistas confirmados estão: Fernando Sabia Tallo (SP), Antonio Carlos Lopes (SP), Antonio Silveira Sbissa (SC), Luiz Henrique Melo (SC), Celmo Celeno Porto (GO), César Alfredo Pusch Kubiak (PR), Helena Elisa Piazza (SC) e Marcelino Osmar Vieira (SC).

Cursos Pré-Congresso 

Entre os cursos previstos estão ACLS, Vmurgem, Cardigem, Medicina Ambulatorial: Diagnostico e Boa Conduta, Geriatria e a Clinica Médica, Emergências Médicas Baseadas em Casos Clínicos, Grandes Síndromes: Dúvidas e Condutas e Antibióticos: O que Devemos Saber. 

Para saber mais informações sobre o 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência e 13º Congresso Brasileiro de Clínica Médica acesse: www.clinicamedica2015.com.br.

Concurso para Área de Atuação e Título de Especialista

Para fechar o congresso, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica promoverá os concursos de obtenção do Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência e Título de Especialista em Clínica Médica que serão realizados dia 11 de outubro de 2015 (domingo). Acesse o site www.sbcm.org.br

A data limite para inscrições é 11 de setembro de 2015

Dia 08 de agosto a Abramurgem realizou em São Paulo (SP) mais uma edição do Curso de Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência (VMURGEM). Ministrado pelo presidente da Abramurgem, Dr. Fernando Sabia Tallo, reuniu 16 alunos, entre médicos, residentes e acadêmicos, no moderno Anfiteatro do Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica – BCRI.

Acaba de tomar posse como novo presidente da Regional-PA, o Dr. Renato José Duarte Sidrim Junior. Pós-graduado em Medicina de Urgência e Emergência pela Faculdade Redentor, já ocupou o cargo de vice-chefe do Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínica Gaspar Vianna. Atualmente trabalha no Programa de Saúde da Família e também atua em Clínica Médica no município de Igarapé Açu (PA).