Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 65 - Agosto de 2015

Na manhã do dia 02 de setembro, o presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, participou da reunião das equipes pedagógica e administrativa da Escola Paulista de Clínica Médica. O encontro contou com a presença do diretor presidente do Grupo Phorte, Fábio Mazzonetto, e do Prof. José Lúcio Martins Machado, diretor do Curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. O objetivo foi discutir a sedimentação de uma parceria com a EPCM para, além do seu curso, incrementar a formação dos alunos da USCS e também colaborar na formação de um programa pedagógico avançado de educação presencial e à distância para outras escolas médicas do Brasil.

Por iniciativa do presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Antonio Carlos Lopes, foi fundada, em 2015, a primeira escola médica temática do país, a Escola Paulista de Clínica Médica (EPCM). A entidade terá como missão incrementar a formação do estudante de medicina, especialmente aquele que está no 4º ano do curso, além de promover atualização e reciclagem do médico.

A primeira diretoria da EPCM é composta pelo diretor, Antonio Carlos Lopes, vice-diretor, César Alfredo Pusch Kubiak, diretor adjunto, Mario da Costa Cardoso Filho e diretor administrativo, Frederico Molina Cohrs. Também integram o corpo docente, entre outros, os professores Fernando Sabia Tallo, Abrão Cury Jr, João Manuel Theotonio dos Santos, José Carlos Aguiar Bonadia, Fábio Freire José e Leonardo Vieira da Rosa.

Imersa no que há de mais avançado em termos de tecnologia, a EPCM tem infraestrutura para oferecer cursos presenciais e à distância, com potencial para beneficiar também residentes e médicos de todas as regiões do país.

Seu modelo pedagógico inovador valoriza a verdadeira educação médica baseada na conduta humanística, estímulo à relação médico-paciente e atuação à beira do leito. Tem como filosofia a busca pela formação global do médico, oferecendo ferramentas para construção do próprio conhecimento e habilidade de enxergar o doente além da doença que o acomete.

Por isso, a EPCM investe em um currículo emancipatório, flexível, atual e baseado na comunidade, contemplando o saber emergente. Além das disciplinas convencionais, agrega temas de enorme relevância para a atuação profissional do médico, como Construção de Valores, Gestão em Saúde, Humanidades, Direito em Saúde, Ética e Bioética.

A EPCM inicia suas atividades acadêmicas no próximo dia 12 de setembro com a promoção do 1º Curso Integrado de Clínica Médica. Além disso realizará, nos próximos meses, o Curso de Direito em Saúde, coordenado pelo conceituado jurista, José Manoel de Arruda Alvim Netto. A meta da entidade é abrir inscrições para a primeira turma do curso de graduação já em 2016.

 

Curso Integrado de Clínica Médica tem vagas presenciais esgotadas

As vagas presenciais para o 1º Curso Integrado de Clínica Médica já estão esgotadas, mas ainda é possível se inscrever na modalidade online. Promovido pela Escola Paulista de Clínica Médica (EPCM) e coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, o curso teórico e teórico-prático é voltado para estudantes de Medicina e pretende ampliar o conhecimento nos temas de maior relevância, fornecendo importantes ferramentas para complementar a formação acadêmica do futuro médico. “O primeiro curso realizado pela EPCM reúne especialistas do mais alto nível e um conteúdo programático de qualidade minuciosamente trabalhado pela nossa equipe pedagógica. O resultado deste trabalho não poderia ser outro senão a enorme procura que tivemos. Um sucesso que vem coroar o nosso trabalho pela formação de qualidade do médico brasileiro”, afirmou Lopes.

Composto por 32 aulas, o curso irá discutir temas como: Doenças Auto-Imunes, Distúrbio Eletrolítico, Comas, Avaliação da Função Pulmonar, Choque, Sepse, Doença Arterial Coronária, Hepatites, AIDS, Coagulação e Anticoagulação, Antiplaquetários, Embolia Pulmonar, Anemias, Febre e Uso Racional dos Antibióticos, além de abordar a questão da Ética Médica através da realização de um julgamento simulado.

Inscreva-se agora na modalidade online pelo site epcm.cursoemmedicina.com.br.

A 3ª edição do Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, que acontece de 8 a 11 de outubro em Florianópolis (SC), divulga mais uma iniciativa cultural: trata-se do Espaço Cultural SBCM, que tem por finalidade estimular, integrar e difundir as diversas manifestações artísticas dos profissionais e acadêmicos da Clínica Médica, dando a eles oportunidade de mostrar seus trabalhos aos demais participantes do evento. Serão aceitas produções em duas categorias: contos e causos, e versos e prosa. Quem tiver interesse em participar, deve se inscrever até dia 30 de setembro no site (clique aqui).

Outra novidade é que o congressista inscrito também terá acesso ao VIP Card Floripa, um cartão que dá descontos especiais em bares, restaurantes e casas noturnas da cidade durante o período do evento. Confira os estabelecimentos parceiros no link (aqui) e aproveite!

Últimos dias para inscrever trabalhos científicos 

Encerram-se no próximo dia 14 de setembro as inscrições de trabalhos científicos de tema livre para o 13º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, o maior e mais importante evento da especialidade no Brasil. Este ano, os dois melhores pôsteres impressos serão premiados com 1,5 mil e 1 mil reais respectivamente. Já as duas melhores apresentações orais terão prêmio de 2 mil e 1,5 mil reais para 1º e 2º lugar. Confira as normas através do site e não deixe de participar.

Programação


O 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência e o 13º CBCM acontecem de 8 e 11 de outubro na cidade de Florianópolis, uma das mais bonitas do Brasil. Promovido pela SBCM, espera receber cerca de 4 mil congressistas de todo o país e irá oferecer 51 conferências, 15 colóquios, 45 mesas redondas, somando 296 aulas e 20 discussões de casos clínicos.

A programação do evento contará com a presença de renomados palestrantes brasileiros e estrangeiros. “Temos a perspectiva de que seja o congresso mais frequentado de toda área da saúde. Somos uma entidade séria e apartidária. Enquanto as escolas desqualificadas se proliferam, os estudantes de medicina ficam carentes de modelos e de conhecimento. Nós podemos proporcionar essa experiência a eles”, considerou Antonio Carlos Lopes. Visite o site e confira a programação preliminar, assim como a agenda do “Encontro com o Professor”.

 

“Encontro com o Professor”

Além da programação científica regular, o congresso oferece outras atividades complementares para o congressista. Entre elas, o “Encontro com o Professor”, que irá possibilitar um diálogo informal com renomados palestrantes do Brasil e do exterior a fim de trocar conhecimentos sobre temas diversos. Esses encontros serão realizados durante o café da manhã, almoço ou happy hour. Entre os especialistas confirmados estão: Antonio Carlos Lopes (SP), Antonio Silveira Sbissa (SC), Luiz Henrique Melo (SC), Celmo Celeno Porto (GO), Fernando Sabia Tallo (SP), César Alfredo Pusch Kubiak (PR) e Helena Elisa Piazza (SC).

 

Cursos Pré-Congresso 

Entre os cursos previstos estão ACLS, Cardigem, Medicina Ambulatorial: Diagnostico e Boa Conduta, Geriatria e a Clinica Médica, Emergências Médicas Baseadas em Casos Clínicos, Grandes Síndromes: Dúvidas e Condutas e Antibióticos: O que Devemos Saber. As vagas para o Curso de Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência (VMURGEM) já estão esgotadas.

Para saber mais informações acesse: www.clinicamedica2015.com.br.

 

Concurso para Área de Atuação

A data limite para inscrições para os concursos de obtenção do Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência e Título de Especialista em Clínica Médica é 11 de setembro de 2015. As provas serão realizadas no dia 11 de outubro de 2015 (domingo), último dia do 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. Acesse o site www.sbcm.org.br.

A principal preocupação da Associação Médica Brasileira (AMB) e das sociedades de especialidade era com as brechas legais abertas por artigos no decreto, que permitiam que o governo interferisse unilateralmente nas formas de certificação dos médicos especialistas no Brasil e na qualidade da formação desses profissionais.

Em linhas gerais, o acordo prevê que o decreto normatize o Cadastro Nacional de Especialistas e garanta segurança jurídica para o modelo vigente de formação de especialistas, conduzido desde 2002 pela Comissão Mista de Especialidades.

 “A publicação do texto preserva a qualidade da saúde para população brasileira. Houve bom senso para solução do problema e a contribuição dos deputados foi fundamental neste processo. Conseguimos evitar que a saúde brasileira desse um grande passo atrás. Infelizmente, tivemos que gastar muita energia para chegar ao ponto onde estávamos há três semanas. Muito trabalho para corrigir um decreto que podia ter sido conduzido de outra forma. O ponto positivo foi ver que quando há união e diálogo transparente, podemos fazer coisas importantes e positivas pela saúde brasileira”, declara Florentino Cardoso, presidente da AMB.

No último dia 26 de agosto, lideranças das entidades médicas se reuniram com a Presidência da Câmara dos Deputados, para apresentar o texto final acordado com governo para substituição do Decreto 8.497/2015. O novo decreto ainda aguarda assinatura da Presidência da República e deve ser publicado nos próximos dias.

Fonte: AMB