Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 66 - Setembro de 2015


Participantes da reunião da Câmara Técnica do CFM realizada dia 19 de setembro

O presidente da Abramurgem e do Capítulo de Medicina de Urgência da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Fernando Sabia Tallo, participou de reunião da Câmara Técnica do Conselho Federal de Medicina que aconteceu em Brasília no último dia 19 de setembro.  Representando a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, ele debateu com os participantes o papel do clínico na prestação de atendimento médico à população.

 


Steven Dubner, fundador da Associação Desportiva para os Deficientes

O 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência e 13º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, que acontecem de 08 a 11 de outubro em Florianópolis (SC), confirmam palestra de abertura com Steven Dubner, fundador e atual coordenador da Associação Desportiva para Deficientes (ADD). Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos cujo principal objetivo é desenvolver e integrar as pessoas portadoras de deficiência no Brasil por meio do esporte adaptado e educação. 

Em paralelo à programação científica, o evento oferece outras atividades complementares para o congressista. Entre elas, o Espaço Cultural SBCM, que tem como objetivo estimular, integrar e difundir as diversas manifestações artísticas dos profissionais e acadêmicos da Clínica Médica, dando a eles oportunidade de mostrar seus trabalhos aos demais participantes do evento. Serão apresentadas produções em duas categorias: contos e causos, e versos e prosa.

Além disso, o congressista inscrito também terá acesso ao VIP Card Floripa, um cartão que dá descontos especiais em bares, restaurantes e casas noturnas da cidade durante o período do evento. Confira os estabelecimentos parceiros no site e aproveite!

3ª edição do Tratado de Clínica Médica será lançada no 13º CBCM

Editada pelo presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes e pelo Grupo GEN, a 3ª edição do Tratado de Clínica Médica será lançada em outubro como parte das atividades científicas do 13º Congresso Brasileiro de Clínica Médica.  A obra, cujas edições anteriores já venderam mais de 20 mil exemplares, é vencedora do 49º Prêmio Jabuti na categoria “Ciências Naturais e Ciências da Saúde”.

A obra que é a mais completa da especialidade, contempla, de forma abrangente, as diversas doenças que acometem o ser humano. Foi inteiramente planejada e produzida em território nacional, sendo o retrato mais fiel e preciso das necessidades de médicos, estudantes e residentes. Tradicionalmente adotada pelas principais escolas médicas do país, foi inteiramente atualizada e ampliada e, desta vez, sua extensa bibliografia encontra-se disponibilizada na internet, a fim de facilitar a busca de informações complementares. Essa novidade permitiu que a 3ª edição fosse publicada em apenas dois volumes, facilitando bastante o manuseio. 

Adquira seu exemplar em breve nas livrarias!

Para saber mais informações sobre o 13º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência acesse: www.clinicamedica2015.com.br. Ainda estão abertas vagas limitadas para inscrição no local do evento.


O 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência está pontuado na Comissão Nacional de Acreditação (CNA) da Associação Médica Brasileira. Seguem as especialidades e respectivos pontos:

O mais recente volume da série “Emergências Clínicas Brasileiras”, que irá abordar temas da Neurologia, será lançado durante as atividades científicas do 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. Sob coordenação e edição dos doutores Fernando Sabia Tallo, Renato Delascio Lopes e Antonio Carlos Lopes, a série traz autores convidados que abordam os assuntos mais relevantes e frequentes no cotidiano dos emergencistas. Com temas atuais e de fácil compreensão, é um manual prático para os profissionais que atuam nos prontos-socorros e salas de emergência.