Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 68 - Novembro de 2015

Fernando Sabia Tallo, presidente da Abramurgem, esteve no último dia 14 de dezembro em Brasília para a fundação da Regional-DF, a 16ª da entidade. Participaram da reunião Alvair Silva Gonçalves JR (1º secretario), Fabio Cavalcante (presidente), Antonio João Santiago (vice-presidente), Orlando Lopata (1º tesoureiro), Carlos Álvaro (2º secretario), integrantes da diretoria.

Nos dias 04 e 05 de dezembro foi realizada, na cidade cearense de Juazeiro do Norte, mais uma edição do Curso de Acesso à Via Aérea na Urgência e Emergência – VIAMURGEM. Ministrado pelo presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, o curso teve como objetivo ensinar as estratégias de acesso à via aérea na sala de emergência, procedimento que é usual na rotina do profissional que atua no Pronto Socorro, UPAs, SAMUs e, até mesmo em UBSs.

No último dia 09 de dezembro, houve a última reunião do ano do Conselho de Defesa Profissional da AMB que contou com a presença do presidente da Abramurgem e presidente do Capítulo de Medicina de Urgência, Fernando Sabia Tallo, representando a Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Na pauta a discussão sobre o Sistema de Saúde Suplementar e a explanação da Diretora de Desenvolvimento Social - ANS, Martha Regina de Oliveira, além dos assuntos gerais.

Temos o prazer de comunicar a todos os colegas que entre os dias 08 e 12 de agosto de 2016 será realizada em São Paulo a 7º edição do tradicional Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica.

Nos moldes dos anteriores, durante uma semana o participante estará imerso em discussões de temas das mais variadas áreas, tendo a chance de reciclar sua formação com o que há de mais atual, incluindo novos tratamentos e ferramentas diagnósticas desenvolvidos no Brasil e no exterior.

O conteúdo programático já se encontra em fase de elaboração contemplando a participação de conferencistas altamente capacitados. Será certamente uma importante oportunidade de confraternização entre os clínicos de todo o país. O resultado de cada edição tem sido extremamente satisfatório, como atestam alguns dos participantes:

“É a terceira edição consecutiva que participo e acho essencial a abordagem dos diversos assuntos proposta diretamente para o clínico. A gente adquire mais segurança na prática médica porque estamos mais embasados em estudos científicos” 
Rafael Rossi Cassaro / São Roque do Canaã – ES


“Pra mim, o curso trouxe bastante novidade, acrescentou muito. Achei a seleção de assuntos muito apropriada. Apesar de todo acesso que temos hoje à internet, um curso de imersão como esse acaba sendo de fundamental importância. É aquela semana dedicada ao estudo, porque na frente do computador você não consegue se colocar da mesma forma”
Maria Adelaide Jesus Pata Pacheco / Campinas-SP


“Achei excelente a qualidade dos palestrantes e o conteúdo. O curso presencial é importante especialmente pela interação e a possibilidade de tirar dúvidas diretamente com o especialista que está ministrando a aula”
Carlos Augusto Sousa de Oliveira / Guarulhos-SP


“Achei muito bem organizado e considerei bastante pontual o desenvolvimento dos temas e a alta qualidade dos conferencistas. Considero também importante a reprodução desse curso em formato online para facilitar o acesso àqueles profissionais que têm mais dificuldade de tempo”
Bruno Wayhs / Ijuí - RS