Edição Nº 69 - Dezembro de 2015
A Congregação da Escola Paulista de Clínica Médica se reúne, pela primeira vez em 2016, para dar continuidade aos projetos e ao cronograma de cursos da entidade. Ficou definida ainda a abertura de vagas para a Iniciação Científica com orientação dos professores livre-docentes. “Já estamos programando a realização de um Congresso de Iniciação Científica que será marcado pela apresentação das monografias em sessão solene e publica”, reforça Lopes. Além do presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, também estiveram presentes os doutores Leonardo Weissmann (Infectologia), João Paulo Ribeiro (Geriatra), Mauro Atra (Neurologia), Claudio Rufino (Clínica Médica) e João Manoel Theotonio dos Santos (Cardiologia).
Saiba mais no site www.escoladeclinicamedica.com.br
- Detalhes
Em 2016, a Escola Paulista de Clínica Médica (EPCM) dá início ao inovador curso de Fisiopatologia Aplicada na Clínica Médica, fundamentalmente baseado na fisiopatologia das principais doenças clínicas. O conteúdo programático, pedagogicamente organizado, tem por objetivo dar formação aos alunos, principalmente durante a graduação – do 4º ano em diante - permitindo que sejam capazes de fazer um diagnóstico clínico adequado e não meramente baseado na semelhança. Com isso o aluno, aprenderá a desenvolver o raciocínio clínico e hipotético dedutivo. “Este curso visa, não apenas a escolaridade, mas também a educação médica cujo eixo central é a construção de valores”, afirma o diretor da EPCM, Antonio Carlos Lopes.
Além dos conteúdos teóricos e das aulas práticas, o curso inclui discussão de casos clínicos e correlações anatomo-clínicas. Sua metodologia ativa no ensino médico tem como meta estabelecer uma relação cooperativa entre professor e aluno, garantindo que o estudante receba suporte mesmo fora das aulas.
Para saber mais, acesse aqui.
- Detalhes
Temos o prazer de comunicar a todos os colegas que, de 8 a 12 de agosto de 2016, será realizada em São Paulo a 7º edição do tradicional Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica.
Nos moldes dos anteriores, durante uma semana o participante estará imerso em discussões de temas das mais variadas áreas, tendo a chance de reciclar sua formação com o que há de mais atual, incluindo novos tratamentos e ferramentas diagnósticas desenvolvidos no Brasil e no exterior.
O conteúdo programático já se encontra em fase de elaboração contemplando a participação de conferencistas altamente capacitados. Será certamente uma importante oportunidade de confraternização entre os clínicos de todo o país.
Para saber mais acesse em breve o site www.sbcm.org.br/reciclagem2016
- Detalhes