Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 70 - Janeiro de 2016

Estão abertas as inscrições para o Curso de Urgências e Emergências Clínicas (CECLIN), promovido pela CUREM (Cursos de Urgência e Emergência) com apoio da Abramurgem. O curso visa preencher uma lacuna na formação dos médicos que atuam em prontos-socorros e salas de emergência através da discussão de temas das principais áreas, como Cardiologia, Pneumologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Neurologia, Endocrinologia e Toxicologia. Coordenado pelos professores Antonio Carlos Lopes, Renato Delascio Lopes, Roberto de Moraes Jr. e Oswaldo Fortini Levindo Coelho, é voltado para médicos e acadêmicos do 6º ano (11º e 12º períodos) de medicina e tem 20 horas de duração. Confira as próximas datas e locais:

 

 Cidade

Datas do curso

Uberlândia - MG

21 e 22 de fevereiro 2016

Belo Horizonte - MG

5 e 6 de março 2016

Vitória - ES

7 e 8 março 2016

Juiz de Fora - MG

12 e 13 de março 2016

 

 

Para saber mais, acesse http://www.curem.com.br/institucional

Em 26 de fevereiro, a Escola Paulista de Clínica Médica dá início ao aguardado curso de Fisiopatologia Aplicada na Clínica Médica. Em nível de graduação, o curso de 300 horas tem como objetivo proporcionar formação de qualidade aos alunos a partir do 3º ano do curso de Medicina, permitindo que desenvolvam habilidades para o diagnóstico clínico adequado, baseado na fisiopatologia e não apenas na semelhança. Com isso o aluno aprenderá a desenvolver o raciocínio clínico e hipotético dedutivo.

Além dos conteúdos teóricos e das aulas práticas, o curso inclui discussão de casos clínicos e correlações anatomo-clínicas. Sua metodologia ativa no ensino médico tem como meta estabelecer uma relação cooperativa entre professor e aluno, na qual este último encontrará suporte mesmo fora das aulas. A monitoria almejada em todas as escolas médicas, não viabilizada em muitas destas instituições, será desenvolvida na EPCM com a metodologia inerente a este tipo de assessoramento acadêmico tão necessários nos dias de hoje. Aqueles que tiverem interesse na iniciação científica, também poderão pleiteá-la, pois o corpo docente oferece as condições necessárias para desenvolvimento de trabalhos científicos em nível de graduação, com validade para o currículo e aprimoramento do raciocínio clínico e da prática médica. “Em paralelo, já estamos programando a realização de um Congresso de Iniciação Científica que será marcado pela apresentação das monografias em sessão solene e publica”, afirma o diretor da EPCM, Antonio Carlos Lopes.


As aulas acontecem às sextas-feiras, das 19h às 22h25, e aos sábados, das 8h25 às 18h25, quando serão também ministradas duas aulas de Disciplinas Transversais da área de Humanidades: Direito em Saúde, Gestão em Saúde e Ética e Bioética. As aulas práticas, disponíveis apenas para alunos inscritos na modalidade presencial, acontecerão no sábado seguinte, em diversas instituições de saúde da capital paulista.

Para saber mais acesse: www.escoladeclinicamedica.com.br

 

Confira o cronograma completo do curso


26 e 27 de FEVEREIRO: Cardiologia -  João Manoel Theotonio
18 e 19 de MARÇO: Endocrinologia -  Maria Gabriela Bulisani
29 e 30 de ABRIL: Gastroenterologia -  José Carlos Aguiar Bonadia
20 e 21 de MAIO: Infectologia - Leonardo Weissmann
24 e 25 de JUNHO: Neurologia - Mauro Atra
26 e 27 de AGOSTO: Reumatologia - Nefrologia -  Fabio Freire
23 e 24 de SETEMBRO: Pneumologia -  Luiza Helena Degani Costa
28 e 29 de OUTUBRO: Imagem - Hematologia -  Viviane Abib e Fabio Kebauy
25 e 26 de NOVEMBRO: Geriatria -  João Paulo Ribeiro
09 e 10 de DEZEMBRO: Urgência e Emergência -  Fernando Sabia Tallo

Já foram definidos os principais temas que serão tratados na 7ª edição do Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica, que acontece de 8 a 12 de agosto de 2016, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo (SP).

Nos moldes dos anteriores, durante uma semana o participante estará imerso em discussões de temas relevantes ao dia a dia do clínico, tendo a chance de reciclar sua formação com o que há de mais atual, incluindo novos tratamentos e ferramentas diagnósticas desenvolvidos no Brasil e no exterior.

Confira abaixo o temário preliminar:

- Infarto Agudo do Miocárdio
- Antibióticos
- Insuficiência Cardíaca
- Síndromes Isquêmicas Agudas do Coração
- Doença Inflamatória Intestinal
- Fibrilação Atrial
- Doença Arterial Coronária
- Arritmias Cardíacas
- Cardioembolismo
- Asma
- Diabetes
- Hepatites Virais
- Hipertensão Arterial Sistêmica
- Anemias
- Trombofilias
- Artrite Reumatoide
- Equilíbrio Ácido-Base e Hidroeletrolítico
- Glomerulopatias
- Insuficiência Renal Aguda e Crônica

As inscrições já estão abertas. Para saber mais, acesse o site www.sbcm.org.br/reciclagem2016.

Aconteceu, nos dias 20 e 21 de novembro de 2015 na sede da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o 2º Simpósio Mineiro de Medicina de Urgência, que recebeu apoio da Abramurgem e da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. O evento teve presença de 180 inscritos, superando a expectativa da organização. Os temas discutidos foram: Abordagem Inicial do Paciente Grave, Cefaléia, Doenças Dermatológicas Graves, Abordagem da Síncope, Abordagem da Dor Torácica, Abordagem da Dispnéia, Abordagem da Dor Abdominal, Abordagem do Paciente Idoso, Encefalopatia Hepática, Abordagem da Febre e Injúria Renal Aguda.