Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 75 - Junho de 2016


Fernando Sabia Tallo e diretoria da nova Abramurgem Regional-BA

No dia 18 de junho o presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, esteve em Salvador (BA) para a fundação de uma nova regional da entidade. Ela será presidida pelo cardiologista André Rodrigues Durães que é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, coordenador da Emergência Adulto do Hospital Geral Roberto Santos e coordenador da Unidade Intermediária do Hospital Ana Nery. Também acumula a função de coordenador do Serviço de Transplante Cardíaco da Bahia.

 

No dia 11 de julho, o presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, esteve nem Porto Alegre (RS) para uma reunião com a diretoria regional, presidida pelo Dr. Juarez Neuhaus Barbisan. Eles debateram, entre outros assuntos, a viabilização de novos cursos e eventos de atualização profissional no Estado.

 

No dia 06 de junho a recém-fundada Regional-DF promoveu a segunda reunião científica que discutiu os temas “Pneumonia Adquirida na Comunidade” e “Tromboembolia Pulmonar”. Realizadas no auditório do Hospital do Coração do Brasil (HCBR) e abertas ao público, as reuniões deverão debater assuntos de interesse da categoria. 

 

 


Presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Antonio Carlos Lopes, ministra aula prática no HMASP

No último dia 4 de junho, os alunos da turma de Fisiopatologia Aplicada na Clínica Médica participaram da primeira aula prática no Hospital Militar de Área de São Paulo, ministrada pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, diretor da Escola Paulista de Clínica Médica. Com o objetivo de aprimorar a prática médica, Lopes visitou pacientes em seus leitos e conversou com os alunos sobre diagnóstico, condutas e tratamento. De acordo com ele, com supervisão adequada, os jovens médicos puderam vivenciar o atendimento à beira do leito com humanismo e respeito ao paciente, exercitando o raciocínio clínico para a formação do diagnóstico adequado. “Foi gratificante estar com alunos de várias escolas médicas e perceber seu interesse. Para mim foi um momento muito importante, uma vez que me realizo à beira do leito. Estar ao lado dos alunos é a mola propulsora do meu entusiasmo”, afirmou. 

O curso de Fisiopatologia Aplicada na Clínica Médica tem o objetivo de proporcionar uma relação entre professor e aluno de forma cooperativa, envolvendo a discussão de casos clínicos e condutas à beira do leito. Nesse sentido, tem sido de grande utilidade para alunos como Laís de Castro Oliveira, que cursa Medicina na Faculdade Santa Marcelina. “Estou adorando as aulas práticas, momento em que eu aprendo muito e posso praticar o conteúdo trabalhado anteriormente. Em alguns temas eu obtive outra visão, diferente da faculdade, o que tem sido ótimo. O curso vem me ajudando muito a ampliar meu aprendizado”, disse.