Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.


Presidida pelo presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, a cerimônia de abertura reuniu no palco o professor Dario Birolini, a Sra. Liliana Clemente, o Dr. Mario da Costa Cardoso Filho e o General de Exército, Antonino de Santos Guerra

Teve início na manhã do dia 08 de agosto o aguardado Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica que está em sua 7ª edição. O evento, que teve apoio da Abramurgem, foi realizado no Centro de Convenções Millenium, em São Paulo (SP), e contou com a participação de renomados especialistas que debateram com os participantes diversos temas de interesse do clínico. 

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), Antonio Carlos Lopes, prestou homenagens ao Dr. Dário Birolini, professor emérito da Cadeira de Cirurgia da USP, à Sra. Jô Clemente, fundadora a APAE de São Paulo (que esteve representada por sua filha, Liliana Clemente), ao Dr. César Alfredo Pusch Kubiak, vice-presidente da SBCM (representado pelo diretor da SBCM, Mario da Costa Cardoso Filho) e ao General de Exército, Antonino de Santos Guerra, responsável pelo Comando Militar do Sudeste.



Um dos destaques da programação científica do curso foi a presença do presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, que ministrou aula sobre “Equilíbrio Ácido Base e Hidroeletrolítico”. 

Além disso, o evento contou com a participação do médico, pesquisador e full professor da Divisão de Cardiologia da Duke University (EUA), Renato Delascio Lopes. Ele que se tornou, nos últimos anos, referência nacional e internacional em pesquisas relacionadas ao tema da trombose e anticoagulação, dividiu com a plateia as últimas novidades a respeito da prevenção do Acidente Vascular Cerebral em pacientes com Fibrilação Atrial. 

Anticoagulation Forum



Após a aula, houve o lançamento oficial do Capítulo Brasileiro do Anticoagulation Forum (ACForum). Trata-se da maior organização do gênero na América do Norte que contabiliza mais de 8 mil membros. “Para nós é motivo de muita satisfação, uma vez que a SBCM é reconhecida internacionalmente pela sua seriedade e competência. A trombose e anticoagulação ocupam lugar de destaque na medicina e seguramente todos os clínicos se deparam com essa conduta na sua prática profissional diária”, reiterou Antonio Carlos Lopes. O Capítulo será presidido pelo Dr. Renato Delascio Lopes. “O ACForum é uma organização multidisciplinar sem fins lucrativos cujo trabalho tem enorme relevância nos Estados Unidos. Ela envolve, não apenas médicos, mas também enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde que lidam com o tema da anticoagulação e dos antitrombóticos”, completou. 

Para saber mais e se associar, acesse: www.acforum.org.

Sorteio



No último dia de atividades, Fernando Sabia Tallo sorteou exemplares autografados de três livros da coleção Urgências e Emergências Clínicas, do livro sobre os 25 anos da SBCM, além de um Tratado de Clínica Médica - 3a edição.