Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 78 - Setembro de 2016

Com apoio do superintendente do Instituto APAE de São Paulo, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, foi promovido no dia 13 de setembro o curso BLS (Suporte Básico de Vida), que ensina habilidades de Ressuscitação Cardiopulmonar em vítimas adultas, incluindo ventilação com dispositivos de barreira, bolsa-valva-máscara e oxigênio; uso do desfibrilador externo automático (DEA) e alívio da via aérea obstruída por corpo estranho. As aulas foram ministradas para a equipe de saúde de APAE de São Paulo pelo Dr. Fernando Sabia Tallo, presidente da Abramurgem.

 

Entre os dias 12 de agosto a 02 de setembro de 2016, Fernando Sabia Tallo participou como convidado especial do XXXI Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas, que aconteceu na Casa da Palavra de Maceió (Al). Ele ministrou aulas sobre "Choque Hipovolêmico" e "Residência em Urgência e Emergência”. Em 31 anos, o curso já qualificou mais de mil participantes. 

 

viamurgem

A abordagem e acesso à via aérea é um momento de grande ansiedade para o profissional médico. A habilidade em manipular e manejar as vias aéreas é de fundamental importância para a manutenção da vida dos pacientes, fazendo a diferença na sobrevida e prognóstico dos mesmos, gerando melhoria na assistência prestada aos pacientes nos setores de emergência e terapia intensiva.

Estão abertas as inscrições para a versão online do VII Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica, promovido pela SBCM. São mais de 30 horas de aulas ministradas por especialistas que discutem temas das mais variadas áreas, tendo como foco novos tratamentos e ferramentas diagnósticas desenvolvidos no Brasil e no exterior. Veja mais informações no site www.sbcm.org.br.