Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 106 - Março e Abril de 2019

Fonte: CFM

 

Sensíveis às manifestações dos médicos brasileiros e entidades representativas da classe, os conselheiros efetivos do CFM decidiram revogar a Resolução CFM nº 2.227/2018. Em nota divulgada nesta sexta-feira (22), o CFM esclarece os motivos da decisão. Confira abaixo a íntegra do documento:

 

INFORME AOS MÉDICOS E À POPULAÇÃO

 

Considerando sua missão legal de supervisionar a ética profissional médica em toda a República, além de zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) vem à público informar que:

 

1.      Em virtude do alto número de propostas encaminhadas pelos médicos brasileiros para alteração dos termos da Resolução CFM nº 2.227/2018, que define critérios para prática da telemedicina no País, o qual já chega a 1.444 contribuições, até o momento;

Será realizado, dias 29 e 30 de março na cidade paulista de Itatiba, o I Simpósio de Clínica Médica, que recebe apoio da Abramurgem e tem como objetivo apresentar à comunidade médica da região informações atualizadas sobre a prestação de assistência médica qualificada em Clínica Médica com visão generalista e humanística, tanto no paciente do Sistema único de Saúde como na Medicina Suplementar. O evento conta com as participações especiais do presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, e do presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Antonio Carlos Lopes.

 

Para saber mais acesse https://poliscursos.com.br/i-simposio-de-clinica-medica-em-itatiba/

 

De 29 a 31 de março de 2019 acontece na cidade de São José do Rio Preto (SP) a 2ª edição do Congresso Paulista de Medicina e Enfermagem de Urgência e Emergência da Abramurgem, organizado pelo Capítulo Noroeste Paulista. “Os profissionais que atuam na área terão a oportunidade de trocar ideias, conhecimentos e experiências e ter contato com o que há de mais recente em termos de diagnóstico e manejo em todos os momentos do atendimento de Urgência e Emergência, desde Classificação de Risco, passando pelo atendimento pré-hospitalar, hoje em franca evolução, com vários profissionais se dedicando a esse trabalho, tanto no âmbito público quanto no privado, pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e Prontos Socorros) e Emergências de Hospitais de média e alta complexidade”, afirma o presidente do Capítulo, Carlos Alberto Caldeira Mendes.

Voltado para médicos, enfermeiros e estudantes de medicina e enfermagem, o curso tem como objetivo capacitar e atualizar os profissionais de saúde através da metodologia ativa focada na interação entre os alunos, discussão de casos clínicos atendimento simulado, protocolos assistenciais dirigidos, vídeos e aulas complementares. 

 

Com apoio da Abramurgem, as aulas terão início em 06 de abril e duração de 7 meses, com carga de 70 horas. Mais informações no site http://faepefamerp.org.br/conteudo/pagina/592/atualizacao-em-emergencias-medicas-da-FAMERP.