Logo Abramurgem - Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergencia

Fale Conosco

Dedicação às urgências e emergências médicas do dia a dia.

Edição Nº 77 - Agosto de 2016

O presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo, esteve em Maceió (AL) para o XXXI Curso de Emergências Clínico Cirúrgicas, que aconteceu de 12 de agosto a 02 de setembro e foi organizado pela Universidade Federal de Alagoas. Ele ministrou duas aulas sobre os temas “Choque Hipovolêmico” e “Residência Médica em Emergências”. 

 

 


VIAMURGEM


VMURGEM

Nos dias 19 e 20 de agosto, o presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo esteve em Fortaleza para o Curso de Acesso á Via Aérea na Urgência e Emergência – VIAMURGEM, que teve como objetivo ensinar as estratégias de acesso à via aérea na emergência, procedimento que é usual na rotina do profissional que atua no Pronto Socorro, UPAs, SAMUs e, até mesmo em UBSs. Em 20 e 21 de agosto, Tallo também ministrou aulas do Curso de Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência - VMURGEM, que discutiu temas como mecânica respiratória, monitorização, indicações e efeitos fisiológicos, ventilador artificial, métodos convencionais de ventilação mecânica, análise gráfica básica, ventilação mecânica na asma e no DPOC, SDRA e desmame da ventilação mecânica. 

 


Presidida pelo presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, a cerimônia de abertura reuniu no palco o professor Dario Birolini, a Sra. Liliana Clemente, o Dr. Mario da Costa Cardoso Filho e o General de Exército, Antonino de Santos Guerra

Teve início na manhã do dia 08 de agosto o aguardado Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica que está em sua 7ª edição. O evento, que teve apoio da Abramurgem, foi realizado no Centro de Convenções Millenium, em São Paulo (SP), e contou com a participação de renomados especialistas que debateram com os participantes diversos temas de interesse do clínico. 

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), Antonio Carlos Lopes, prestou homenagens ao Dr. Dário Birolini, professor emérito da Cadeira de Cirurgia da USP, à Sra. Jô Clemente, fundadora a APAE de São Paulo (que esteve representada por sua filha, Liliana Clemente), ao Dr. César Alfredo Pusch Kubiak, vice-presidente da SBCM (representado pelo diretor da SBCM, Mario da Costa Cardoso Filho) e ao General de Exército, Antonino de Santos Guerra, responsável pelo Comando Militar do Sudeste.

13 de setembro é o Dia Mundial da Sepse e para lembrar o cenário onde uma pessoa morre a cada segundo no mundo vítima dessa síndrome, o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) irá promover uma série de atividades de conscientização em 14 cidades brasileiras. Em São Paulo as ações também acontecem dia 11 de setembro.

Na ocasião será distribuída uma história em quadrinhos (VEJA AQUI https://www.dropbox.com/s/z8es88a4gyl3uxe/HQ.pdf?dl=0), criada pelo ILAS, que retrata de forma simples a questão da importância do rápido diagnóstico. Nesse dia, profissionais de saúde também estarão à disposição da população para responder às dúvidas.